Buscar
18:46h. Lunes, 15 de Octubre de 2018

Axenda Cultural

Apresentação do livro "Galeguia", de Manuel Miragaia na Corunha

Apresentação do livro "Galeguia", de Manuel Miragaia, organizado pola associação "Amigos dos Museos de Galicia-Portas Ártabras" o próximo 14 de março -mércores- , às 20 horas, no seu local situado na Rúa Sinagoga, 22 (Cidade Velha), da cidade da Corunha. O apresentador será o professor e cantautor César Morán.

Galeguia
Galeguia
  • Qué: Apresentação do livro "Galeguia", de Manuel Miragaia
  • Cando: mércores 14 de março, ás 20h
  • Onde: Local de Amigos dos Museos de Galicia - Portas Ártabras, rúa Sinagoga, 22

"GALEGUIA, um livro poético aberto ao mundo que se expressa na nossa língua e que recolhe os mitos do nosso passado e as ideias principais que conformam uma utopia atualizada do Galeguismo. "

"UM NOVO GALEGUISMO É PROPOSTO EM "GALEGUIA"

Ainda que "Galeguia" é um livro de poesia, as suas composições tentam oferecer, por meio de conceitos e ideias, uma visão -ainda que parta das nossas essèncias históricas- atualizada do Galeguismo e um projeto-utopia sócio-político para a Galiza do século XXI.

Um novo Galeguismo, não reduzido ao culturalismo nem ao folclorismo, que seja integrador de pessoas e de pensamentos, também dos denominados nacionalismo e soberanismo.

Um Galeguismo absolutamente democrático, assemblear, republicano, comunitarista (que parta das paróquias), de irmandade, que valorize o melhor da nossa história, que não esqueça a Galiza estremeira, reintegracionista (em contacto estreito com os povos do mundo que falam a nossa língua), que potencie como modernidade o nosso meio rural e o marinheiro, que seja ecologista e que defenda um desenvolvimento sustentável e fundamentalmente humano, ético, feminista e intelectual.

Um Galeguismo construtivo e otimista, de cidadãos e cidadãs ativistas, com autenticidade e mística, e não só para políticos profissionais que queiram viver dele.

Para estes tempos aziagos, de destruição da língua, da identidade e da sociedade da Galiza, um Galeguismo novo, não da pátria, senão da Mátria Galega."

O LIVRO "GALEGUIA", NO BRASIL

LIVRARIA CULTURA, a mais importante rede de livrarias brasileiras vai começar a vender o livro "Galeguia" no Brasil.
"Galeguia", está já á venda na Galiza e em Portugal, e agora no Brasil.


Crítica de Teresa Moure do livro:
 http://pgl.gal/um-manifesto-politico-galeguia-chamada-lusofonia-manuel-miragaia/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=Facebook